De acordo com a Real Academia Espanhola (RAE), a palavra espanhola vem de provenignal espaignol, e este do latim medieval Hispaniolus, que significa "de Hispania" (Espanha).
A forma latina HĬSPÂNĬOLUS vem do nome latino da província de HĬSPĀNĬA que incluía a península ibérica, em vez de sua forma ultracorrecta. Recorde-se que o falecido /H./ Latina não pronuncia a abertura / i / breve Latino em / e / teria dado tanto Proto: Espanhol (U).
Outra hipótese sustenta que vem de espaignon.65 Occitan Espanhol Menendez Pidal oferece outra explicação etimológica: Hispanus clássica ou Hispanicus levou em latim vulgar o -um sufixo (como na Borgonha, Breton, Frisian, Saami, saxão, etc.) e * Hispanione foi passado em castelhano antigo para espanhol, "então dissimilating os dois narizes vieram para espanhol, com o fim -ol, que não é usado para significar nações."
O outro nome, castelhano, vem do latim castellanus, que significa castela, reino medieval localizado na parte central da península ibérica e origem desta língua.